quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cobertura para cupcake

Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo da marca Garoto 250g de chocolate ao leite da marca Garoto 1 caixinha de creme de leite da marca Regina, com 25% de gordura. Dica: Vale outra marca desde que seja com no mínimo 20% de gordura. Essa informação costuma vir na frente da caixinha.

quase todos os cremes de leite em lata têm esse percentual de gordura. Acabei usando o Nestlé, sem o soro, na quantidade pedida, e minha receita deu muito certo. Eu usei 2 barras de cada chocolate, totalizando 340g de cada. Usando uma regra de três simples, apliquei 1 lata de creme de leite sem soro à mistura. (Cláudia)
Modo de fazer:
Pique o chocolate em pedaços pequenos, quase em lascas. Pese depois de picado. Dica: quanto menor os pedacinhos mais rápido ele vai derreter e menos calor você vai usar no chocolate. Isso diminui o risco de ferver o chocolate e alterar a aparência dele no final da ganache.
Derreta o chocolate no microondas em 3 ciclos de 1:30 minutos em potência 60% (se você mora em um lugar quente como o Rio de Janeiro, provavelmente o chocolate vai derreter em menos tempo). Retire a cada ciclo e mexa com a colher e observe quando estará totalmente derretido. Dica: derreta cada tipo de chocolate em separado, pois eles têm teor de gordura e leite diferentes e por isso derretem em tempos diferentes.
Cubra com filme plástico e leve ao freezer de 30 a 40 minutos até endurecer. Um bom modo de testar se a ganache está firme e apertar o dedo e não grudar. Na foto vocês podem ver a marca do meu dedo na ganache e como estava durinha.
image
Coloque no saco de confeitar com bico pitanga (eu uso 1M da Wilton) e decore o seu cupcake! O próprio calor da mão vai dar o ponto que você precisa para a voltinha ficar bem durinha! Comece a decorar pela parte de fora do cupcake e vá fazendo a volta, até chegar ao centro.
bico
Preparem os braços, pois a cobertura é bem firme e difícil de sair pelo bico. Apesar da malhação, o resultado final é uma cobertura firme e duradoura mesmo fora da geladeira. Vejam a torre da festa da Claudinha! Não ficaram lindos?
cupcakes com ganache de chocolate
DSC08406 (2)
Na minha correria pré-festa, acabei deixando meu chocolate mais tempo no freezer que o recomendado, a Juliana me aconselhou a bater a mistura na batedeira por alguns minutos, foi a salvação. Mesmo assim, passei quase uma hora “amolengando” o saco de confeitar para transmitir o calor das minhas mãos à ganache. Deu trabalho, mas depois que saiu o primeiro jato, o restante da mistura deslizou facilmente. (Cláudia)
A outra opção de cobertura mais barata e mais simples é o marshmallow.
Marshmallow
1 xícara de claras (xícara medidora de 240 ml) – Atenção: nada de ovos gelados aqui também!
2 xícaras de açúcar de confeiteiro ( o impalpável pode ser uma opção aqui caso você queira uma cobertura mais sequinha, daquelas que formam uma casquinha tipo suspiro ao secar)
1 colher de sopa de Karo
1 colher de sopa de emulsificante para bolo – Isso deixa a cobertura firme, duradoura. É fácil de encontrar em casas de produtos de confeitaria. É uma pasta branquinha sem cheiro e sem gosto.
Essência de baunilha ou qualquer outra de sua preferencia – Dica: cuidado com os volumes aqui! Suco de limão deve ser evitado para não amolecer a receita. Use a casquinha ralada ou essência artificial.
Corante em gel caso queira colorir
Modo de fazer:
Coloque tudo na batedeira planetária, menos o corante. Ele só deve ser adicionado no final. Nessa receita é bem complicado usar outro tipo de batedeira, pois a velocidade precisa ser muito alta e você vai ter que bater por 15 minutos.
image
Ao final dos 15 minutos o ponto certo é bem firme, fica grudado no batedor da batedeira. Coloque em um saco de confeitar e use o bico que você quiser. Nessa foto eu usei o mesmo bico pitanga 1M da Wilton.
clip_image072
Ufa!!!! Espero ter sido bem educativa!!! Mas fiquem à vontade para tirar dúvidas! Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário